Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Coleta Seletiva na UFCG
Início do conteúdo da página
Coleta Seletiva na UFCG

Programa de mobilização em Saneamento Ambiental - Coleta Seletiva na UFCG

As ações possibilitam introduzir elementos do gerenciamento de forma integrada, com responsabilidade compartilhada entre os geradores, a instituição e com a comunidade.

Acesse o site do LTA - UFCG

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Gestão Integrada de Resíduos – GPRS,  desenvolve desde o ano de 2006 no Laboratório de Tecnologias Agroambientais, vinculado do Departamento de Engenharia Agrícola do Centro de tecnologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de Campina Grande, Campus sede, o Programa em Mobilização Social em Saneamento Ambiental, com o objetivo de atuar e cobrar formulações de políticas públicas para o município de Campina Grande.

As ações possibilitam introduzir elementos do gerenciamento de forma integrada, com responsabilidade compartilhada entre os geradores, na instituição, com a comunidade acadêmica e em comunidades externas, através da participação dos munícipes, poderes públicos e catadores, exigida pela base legal em questão.

Além dos projetos em andamento, no Laboratório são oferecidas, regularmente, oficinas e minicursos visando a sensibilização da problemática socioambiental. Todos projetos contam com a participação cooperativa e multidisciplinar de discentes e docentes do curso de Engenharia Agrícola, bem como de estudantes vinculados a outros centros da UFCG que objetivam a elaboração de estratégias de mobilização, sensibilização, divulgação e implantação de projetos de separação, reaproveitamento, reuso e reciclagem de resíduos sólidos junto à comunidade acadêmica, entorno da UFCG e demais áreas do município.

Através do sistema Disque Coleta +55 83 2101 1188 se estabeleceu um canal de comunicação entre a comunidade acadêmica, munícipes, catadores e equipes técnicas dos projetos. Este instrumento serviu para estimular comportamentos de destinação final com a separação na fonte geradora, e esclarecer dúvidas e acompanhar as parcerias entre os doadores e a cooperativa de catadores COTRAMARE.

Todas as ações propostas nos projetos de extensão atendem as diretrizes do Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PNRS e do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município de Campina Grande, estabelecido através da Lei Municipal Complementar Nº 087 de 15 de agosto de 2014.

 

registrado em:
Assunto(s): Internet , comunicação
Fim do conteúdo da página