Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Campina Grande
Início do conteúdo da página

Campina Grande - PB

Campina Grande é um município brasileiro no estado da Paraíba. Considerada um dos principais polos industriais da Região Nordeste bem como um dos maiores polos tecnológicos da América Latina, foi fundada em 1 de Dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864. De acordo com estimativas de 2016, sua população é de 407 754 habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba, e sua região metropolitana, formada por dezenove municípios, possui uma população estimada em 985 790 habitantes.

Campina Grande é um importante centro universitário, contando com dezessete universidades e faculdades, sendo três delas públicas. É também uma das cidades com proporcionalmente o maior número de doutores do Brasil, 1 para cada 590 habitantes, seis vezes a média nacional. Além de ensino superior, o município é destaque também em centros de capacitação para o nível médio e técnico. 

Também possui o segundo maior PIB entre os municípios paraibanos, representando 15,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 100 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país. O município é ainda considerado a cidade mais dinâmica do Nordeste e a 6ª mais dinâmica do Brasil segundo "A Gazeta Mercantil" e foi apontada como uma das 20 metrópoles brasileiras do futuro.

Herdeira da cultura nordestina, Campina Grande luta por manter vivo o rico patrimônio representado pelas manifestações culturais e populares dessa região. A quadrilha junina, o pastoril, as danças folclóricas, o artesanato, etc., são alguns exemplos de manifestações da cultura popular que ainda encontram lugar na cidade. O município sedia variados eventos culturais, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), encontros religiosos como o Encontro da Nova Consciência (ecumênico) e o Encontro para a Consciência Cristã (o maior encontro de apologia cristã do mundo), realizados durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.

Campina Grande exerce grande influência política e econômica sobre o "Compartimento da Borborema", que é composto de mais de 60 municípios (1 milhão de habitantes) do estado da Paraíba. O Compartimento da Borborema engloba 5 microrregiões conhecidas como Agreste da Borborema, Brejo Paraibano, Cariri, Seridó Paraibano e Curimataú.

Por esse motivo a realização do 8º ISRMU pela primeira vez na região Norte e Nordeste, tendo como sede a cidade de Campina Grande, será um evento pioneiro  e suas contribuições serão fundamentais para o desenvolvimento e soluções no gerenciamento de resíduos nestas regiões e demais do pais. As edições anteriores promoveram o intercâmbio entre professores, pesquisadores, técnicos e alunos de instituições nacionais e internacionais, com celebração de convênios e parcerias para desenvolvimento de metodologias eficientes, gerando inúmeros trabalhos científicos na temática e a formulação da Carta de Curitiba, documento norteador de ações e aplicabilidade no gerenciamento de resíduos em IES.

Local do Evento: GARDEN HOTEL CAMPINA GRANDE

Endereço: Rua Eng. José Bezerra, 400 - Mirante, Campina Grande - PB, Brasil
Outras informações (FACEBOOK): https://www.facebook.com/gardenhotelcampina/
Outras informações (SITE): http://www.gardenhotelcampinagrande.com.br/

 

Fim do conteúdo da página