Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

UFCG

A Universidade Federal de Campina Grande - UFCG foi criada em 2002, a partir do desmembramento da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, com o objetivo inserir atividades de ensino, pesquisa e extensão em busca do desenvolvimento sócio político das mesorregiões do Agreste, da Borborema, da Mata e do Sertão do Estado da Paraíba.

Apesar da inexistência de legislações, há registros que desde o ano de 1997, a UFCG/UFPB possuía em suas atividades de pesquisa e extensão iniciativas de coleta de resíduos e de outras ações no campus I e em residências de alguns bairros do município. Esta experiência visava apoiar as atividades dos catadores informalizados do lixão municipal, além de incentivar os munícipes a adotarem melhores práticas de descartes.

A sede da UFCG está localizada no município de Campina Grande, considerada a segunda cidade mais populosa da Paraíba, com uma população de 407 754 habitantes. O campus congrega em sua infraestrutura física, salas de aulas, laboratórios, secretarias, bibliotecas, cantinas, restaurantes, copiadoras, instituições bancárias, sindicatos e o hospital universitário, dentre outros locais geradores de resíduos.

A complexidade, heterogeneidade e inesgotabilidade de geração dos resíduos são consideradas características imprescindíveis para a adoção de um modelo de gestão de resíduos sólidos para a comunidade acadêmica da UFCG e demais munícipes.

Em março de 2006 aprovado o projeto de pesquisa e extensão “Coleta e caracterização dos resíduos sólidos gerados na UFCG:-campus I: sensibilização da comunidade acadêmica na problemática da desigualdade social e responsabilidade ambiental” (Saiba mais sobre o Projeto). Os resíduos sólidos: papel, plástico, metal e vidros recicláveis recuperados nos ambientes da instituição eram destinados para os catadores da cooperativa COTRAMARE, primeira do município e cujas instalações funcionavam no interior do lixão do Bairro do Mutirão na cidade de Campina Grande. O projeto tentava cooptar outros espaços geradores no município e buscava mediações junto aos poderes públicos para suprir demandas e consolidar uma política pública para gestão de resíduos sólidos.

A partir de julho de 2008, a cooperativa de catadores passou a atuar em um galpão de 500 metros quadrados no meio urbano do município, constituindo-se a Unidade de Coleta Seletiva Solidária, o que reforçou a necessidade de mobilizar os munícipes para valorizar a função do catador como colaborador sanitário, buscando-se a adesão de parcerias à proposta da Coleta Seletiva Solidária.

Em março de 2012 ações de cinco projetos de pesquisa e extensão passaram a compor o Programa de Extensão da UFCG: Mobilização Social em Saneamento Ambiental-Instrumentos Práticos e Teóricos de Educação Ambiental, envolvendo a comunidade na adoção do consumo consciente de produtos e serviços e em práticas de separação e reaproveitamento de resíduos sólidos nas diversas tipologias (recicláveis secos, eletrônicos, orgânicos e inorgânicos), utilizando-se de modais de coleta seletiva em condomínios, residências/porta a porta, empresas privadas, grandes e médios geradores, estabelecimentos de ensino, instituições públicas federais e clubes de serviços do município de Campina Grande-PB.

As ações desenvolvidas pelo programa de extensão possibilitaram o envolvimento de munícipes, diversos segmentos geradores e dos catadores de materiais recicláveis em discussões de políticas públicas, destacando-se o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do município, formalizado na Lei Municipal 087/2014. Neste sentido a realização do 8º ISRMU vem consolidar ações de desenvolvidas pelo Programa de Mobilização Social em Saneamento Ambiental cujo objetivo é cooptar a adesão de segmentos geradores (indústria, condomínios, escolas, comercio, instituições bancarias para adoção de metodologias de simbiose industrial, reutilização, coleta seletiva solidária e destinação final de resíduos fortalecendo o atendimento à Lei Municipal 087/2014-Politica Municipal de Resíduos Sólidos e a inclusão de cooperativas de catadores.  

Fim do conteúdo da página